Ecossistema da Marca
Falar sobre Ecossistema da Marca é entender sua individualidade, seu habitat e suas interações.
Ecossistema da Marca, minha visão sobre a construção de marcas.
Aqui você vai conhecer o prisma pelo qual eu enxergo e aplico o processo de construção de marcas. O diagrama do Ecossistema da Marca é construído sobre a base do “Ciclo da criatividade de Krebs” (Krebs cycle of creativity) de Neri Oxman e a “Mandala de IKIGAI” da cultura japonesa. A estes dois pontos anteriores foi adicionado ainda o framework do processo de design como gerador de valor através da solução de problemas e inovação.
Falar sobre Ecossistema da Marca é entender sua individualidade, seu habitat e suas interações. É estar abertos para a energia criativa que surge de diferentes fontes para retroalimentar as marcas. É uma jornada dinâmica sustentada por uma atitude em busca do autoconhecimento (identidade, objetivos, propósito, equipe, etc.) e o conhecimento do contexto (cliente, mercado, mundo, comunidade, etc.).
“O Branding é uma rotina de questionamentos baseados no porquê, gerando uma constante preocupação pelo sentido, em contraposição a uma repetição de ações aleatórias.”
Dentro do diagrama existem alguns pontos transversais, como por exemplo: a curiosidade e a criatividade. Estas duas capacidades nos ajudam concretamente a trazer um repertorio mais rico e criar soluções únicas. No caso da curiosidade motivando a procura por novos conhecimentos e ter amor pelo saber. E no caso da criatividade transformando e/ou combinando diversos elementos de forma original, que permitam gerar soluções a problemas de diversas naturezas.
O branding cumpre um papel fundamental como guardião do que existe de mais importante na marca, seu propósito. E neste ponto vale a pena reforçar que ser um guardião significa manter a coerência e relevância da marca, e não se transformar em um bloqueador de insigths.
01
Buscar elementos de valor da marca no interior do negócio.
02
Estruturar e organizar todos os recursos da marca.
03
Dar forma e significado para a marca, tornando-a única e desejada.
04
Criar experiências únicas nos públicos que geram a reputação da marca
As marcas terão que ser cada vez mais dinâmicas e criativas para manter-se ativas na mente e principalmente no coração das pessoas. Marcas mais humanas, são aquelas coerentes com seu propósito e onde suas ações são resultado concreto e direto da própria existência.
Não podemos apenas passar pela vida, precisamos de compromisso na construção do futuro e deixar assim a marca do legado. Sendo fies a nosso proposito contribuímos com originalidade para a construção de uma realidade futura em que o valor seja sempre maior do que a soma das individualidades.
Espero que independentemente do tipo de marcas que sejam construídas (comerciais, pessoais, territoriais, etc.) os esforços sejam sempre focados no bem comum atual e futuro, agregando valor e impactando positivamente a vida das pessoas.